quarta-feira, 30 de maio de 2012

Florbela Espanca


Florbela Espanca ( Vila Viçosa, 8 de Dezembro de 1984 - Matosinhos, 8 de Dezembro de 1930 ), batizada como Flor Bela de Alma da Conceição Espanca, foi uma poetisa portuguesa. A sua vida, de apenas trinta e seis anos, foi plena, embora tumultuosa, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos que a autora soube transformar em poesia da mais alta qualidade. Abaixo um de seus sonetos:

A FLOR DO SONHO

A Flor do Sonho alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.

Pende em meu seio a haste branda e fina
E não posso entender como é que, enfim,
Essa tão rara flor abriu assim!...
Milagre... fantasia... ou talvez, sina...

Ó Flor que em mim nasceste sem abrolhos,
Que tem que sejam tristes os meus olhos
Se eles são tristes pelo amor de ti?!...

Desde que em mim nasceste em noite calma,
Voou ao longe a asa da minha alma
E nunca, nunca mais eu me entendi...

Florbela Espanca


domingo, 27 de maio de 2012

Testes de inteligência


          Para você que gostaria de ter agilidade no seu raciocínio, facilitar a sua vida para a leitura e a escrita e principalmente para a lógica da Matemática, os testes abaixo forçam o seu cérebro a pensar e desenvolver com o tempo muita agilidade, se você deseja ficar com uma mente espetacular e se divertir ao mesmo tempo, clique nos links abaixo e comece agora mesmo, mas atenção, para fazer esses testes é preciso tempo e não fazer nada com pressa, leia com calma e atenção, tenha paciência, pois existem perguntas que não precisam de conhecimentos científicos, mas sim uma boa interpretação, tenha cuidado com as pegadinhas e boa sorte....
Links:





sábado, 26 de maio de 2012

Bússola Escolar - Matemática

 
Aqui vai uma dica bem legal para quem quer se aperfeiçoar ainda mais na Matemática, clicando no site abaixo você irá encontrar tudo sobre aritmética, conceitos utilizados no Ensino Fundamental e Médio e ainda sobre a História da onde surgiram alguns conceitos básicos, divirtam-se aperfeiçoando seus conhecimentos cada vez mais...


segunda-feira, 21 de maio de 2012

ARITMÉTICA DA EMÍLIA



Aritmética da Emília é um livro infantil escrito por Monteiro Lobato e publicado em 1935.
Na história, Monteiro Lobato consegue transformar a Aritmética em uma linda brincadeira no pomar, onde o quadro-negro em que faziam contas era o couro do Quindim.
Neste livro, as crianças aprendem sobre números decimais, frações, como transformar frações em números decimais, soma, subtração, multiplicação de números decimais, frações e números mistos e comuns. Aprendem também sobre o mínimo múltiplo comum, números romanos, quantidades, dinheiros antigos e de outros países, de onde vieram os números 1, 2, 3..., números complexos como raiz quadrada, entre outros.
          É um livro indicado para todas as idades, além de ser uma fonte de informação divertida e prazerosa.     Nesta obra Monteiro Lobato transformou a matemática numa divertida brincadeira onde qualquer um, criança ou adulto, terá prazer em aprender.
Clique no link abaixo e divirta-se com essa leitura:


quinta-feira, 17 de maio de 2012

O Homem que Calculava



(MALBA TAHAN)

          O homem que calculava de autoria do professor e engenheiro civil, o carioca Júlio César de Mello e Souza - ( 1895-1974 ). Narra as aventuras e proezas matemáticas do matemático persa, fictício, criado pelo autor que retrata a vida de Beremiz Samir, personagem central de eventos que se desenrolam no século XIII.
        O livro apresenta de forma romanceada alguns problemas, quebra-cabeças e curiosidades da
matemática. Em certa passagem narra, inclusive, uma das lendas da origem do jogo de xadrez.

                

          Vale a pena conferir, clique no link abaixo e divirta-se com essa leitura:
http://www.tse.gov.br/hotSites/biblioteca/corujita/arquivos/O_homem_que_calculava.pd

terça-feira, 15 de maio de 2012

Acende a luz amarela no trajeto da copa 2014 : o futebol sob o ponto de vista de um leigo

Vale a pena conferir, excelente!


Acende a Luz Amarela no Trajeto da Copa 2014 é o mais novo livro de Kiyoshi Ikeda, 73 anos, o mais novo, mas não o primeiro. Com este livro o autor alcança a marca de três livros publicados. Seu primeiro livro foi a Reciclagem Humana, livro onde pela primeira vez se dispôs a analisar questões de extrema importância para o desenvolvimento humano, tanto social quanto biológico. Na visão de Ikeda o crescimento da população mundial torna necessária uma mudança no próprio homem, para que a sua cultura e sociedade possam sobreviver é necessário que o homem seja biologicamente alterado. Suas ideias vão ao sentido de utilização das tecnologias já desenvolvidas e nas que se desenvolverão sobre a manipulação do DNA humano. Já o seu segundo livro, Teoria de Regressão Biológica, lançado por nos do Grupo Editorial Beco dos Poetas e Escritores, trás uma viagem através do tempo, em uma espécie de auto-regressão , para voltar ao momento onde a personalidade humana se forma e evitar que nasça um psicopata, um ser de personalidade perversa, que teria tal personalidade devido a sua formação biológica não corrigida no momento certo. Passado pouco mais de alguns meses do lançamento de seu último livro, Ikeda decidiu se aventurar em outros assuntos. Mas, ao contrario dos outros livros, talvez, este esteja mais próximos de nós, de nossa realidade brasileira, afinal não somos o país do futebol? O que realmente há no esporte? O que nos atrai? Qual nossa relação com ele? Essas são algumas das questões que o autor nos leva a pensar e , em alguns momentos, dará as suas possíveis respostas. Um livro único, onde um homem que se considera um leigo no assunto, tentará a sua maneira falar sobre aquilo que é considerada uma das maiores paixões nacionais. Uma ideia surgida após uma partida de futebol histórica: o jogo do Santos contra o Barcelona. O time do Santos perdeu o jogo, mas nós, com isso ganhamos um livro nunca antes visto...




Clique no link abaixo e adquira logo o seu exemplar:


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Relato Reflexivo


Relato Reflexivo sobre o curso de Práticas
Tudo que é novo nos causa uma ansiedade e certo medo, a partir do momento em que vamos conhecendo, participando as angústias vão se curando o medo vai desaparecendo.
   Este curso de início me causou certo desconforto, pois não tinha muita habilidade em mexer com esta nova tecnologia, computador, internet, curso a distância e tudo mais. Aos poucos fui me sentindo acolhida, fui aprendendo a lidar com o novo, fui descobrindo novos caminhos e abrindo novos horizontes.
   Fazendo a atividade do primeiro módulo, revivi momentos importantíssimos em minha vida que já tinha caído no esquecimento, cheguei até chorar ao relembrar como foi meu contato com a leitura na infância, do carinho de minha mãe para comigo e dos livros que fizeram parte de minha vida. Foi uma sensação maravilhosa.
   Já realizei uma atividade como esta com meus alunos do 6º ano, pedi para que eles relatassem algo que marcou a vida deles, foi uma aula emocionante também.
   Percebi que temos que mudar urgentemente nossas práticas de ensino, aquelas aulas com giz, lousa, leitura em voz alta e logo após interpretação de texto, não são mais suficientes para a nossa clientela de hoje, precisamos sair da teoria, e do faz de conta, não adianta mais,  estamos diante de uma nova clientela, de um novo pensar, um novo agir, enfim uma grande mudança, pois as novas tecnologias estão aí e precisamos nos conectarmos juntos aos alunos.
   Montar um blog com as colegas foi prazeroso, pois até os nossos alunos leram nossos depoimentos, opinaram e se encantaram com nossas histórias e com isso, estão animados em montar um blog também para postar as  histórias deles e trabalhos realizados na sala de aula, é claro, que terá que ter a minha mediação.
   Lendo o texto da Roxane Rojo,  sobre letramento, percebi que ser letrado é muito mais que ler algo somente decodificando os grafemas, é saber ler nas entrelinhas, é saber se colocar, opinar, entender, transformar e decifrar este mundo letrado e conviver na sociedade de forma crítica e autônoma. 
   Contudo, este curso realmente me abriu os olhos e me fez entender que temos que nos atualizar sempre, pois as mudanças e as transformações acontecem junto com a sociedade há todos os instantes e se não corrermos atrás ficaremos no passado.

domingo, 13 de maio de 2012

Relato reflexivo


Relato reflexivo sobre o curso: leitura e escrita no contexto digital

Esta oportunidade oferecida pelo curso de Formação de Professores, realização de um curso a distância, possibilitou novas formas de aprender e ensinar.
Desconhecia como se constrói um blog. Adorei ter a oportunidade de interagir com pessoas que me auxiliaram na compreensão do uso desta ferramenta de comunicação.
Todos os módulos contribuíram para minha formação docente, que a entendo como interminada, pois aprendo todos os dias na mediação com os livros, com a rede, com a interação com  pessoas e com as minhas reflexões.
Foi importante resgatar como se deu a introdução do universo da leitura em minha vida, e como foi significativo o aprendizado e o encantamento que os textos despertaram em mim.
Os módulos desenvolvidos no curso proporcionaram novas aprendizagens tanto de conteúdo quanto de utilização do meio digital como forma de interação entre pares e de construção de aprendizagem significativa. Estes conhecimentos adquiridos modificaram meu modo de ver o ensino e aprendizagem da competência leitora que devo desenvolver com meus alunos.

Algumas palavras antes de finalizar esta etapa.


Relato reflexivo

Fico aqui pensando, o que dizer do Curso Leitura e Escrita em Contexto Digital? Simplesmente fabuloso! Porque nos propiciou momentos de reflexão acerca da competência leitora.


Falar da importância da leitura atualmente,  parece até lugar comum, tão acostumados  estamos em praticá-la, daí a encararmos de forma tão natural. No entanto, podemos perceber que atualmente a leitura e a escrita são imprescindíveis para nos locomover nessa sociedade, cada vez mais letrada e digital. Sobretudo se nos atentarmos à  circulação maciça das informações propiciadas pelo advento da Internet. Fato que nos sinaliza um alerta, pois temos que saber separar o joio do trigo ao mesmo tempo, temos que ter consciência que informação não é conhecimento. 

Além disso, temos que ter em mente que só a seleção da informação considerada adequada, irá  fomentar a construção efetiva do conhecimento. Por esses motivos, podemos notar a importância desse curso, a reflexão, a interação social  entre  os educadores com vistas a enfatizar as estratégias da leitura visando à prática em sala de aula com os alunos. Desencadeando, então,  um processo ensino-aprendizagem de melhor qualidade, com alunos leitores mais atentos e críticos.

Aliado ao já exposto, a interação entre os cursistas foi muito boa, demonstrando que os professores estão engajadados em realmente incorporar as novas tecnologias ao cotidiano escolar. Ressaltando que o letramento digital também é uma necessidade, demonstrando ser um requisito bem vindo,  não só no âmbito profissional mas, principlamente, no pessoal, propiciando a inclusão social pela via digital.

A construção do blog em conjunto foi um trabalho muito interessante e proveitoso, na medida em que podemos associá-lo às práticas em sala de aula, aliado às produções dos alunos de gêneros textuais que circulam na sociedade, atrelando, desse modo, a teoria à prática.

Finalizando, pude constatar a presença de pessoas interessadas e interessantes, motivadas na construção de conhecimento, na cooperação, no trabalho em grupo. Pude notar também, um toque de  emoção, pois os relatos das primeiras experiências com a  leitura de cada cursista, até então encobertas pela ação do tempo transcorrido, foram requisitadas e prontamente desveladas de uma forma lírica, ligando o princípio, não com o fim, mas com os dias atuais, apontando que pecorremos  um longo percurso e que ainda temos muito a percorrer. 

terça-feira, 8 de maio de 2012

Finalizando o curso Leitura e Escrita em Contexto Digital através de um Relato Reflexivo.

Reflexão
          Posso afirmar que os meus valores mudaram depois do processo pelo qual passei durante todo esse curso, e as contribuições foram muitas em relação a minha disciplina de Matemática. Poder trabalhar a leitura e a escrita de diferentes maneiras foi muito gratificante.
          Eu construí uma visão nova em relação aos textos produzidos para o contexto digital, porque através deles temos uma proposta pedagógica mais ampla. Eu pude atualizar os meus conhecimentos, e a socialização de experiências no fórum com os outros integrantes do curso, permitiu o desenvolvimento de trabalhos cooperativos, na composição do blog que foi criado.
          Só sei que aprendi também através das práticas de letramento, como preparar o meu aluno para se tornar um leitor, com o objetivo de procurar informações de uma forma prazerosa, atualizando-se de uma maneira diversificada e ainda segundo Roxane Rojo, prepará-lo para uma leitura cidadã.


terça-feira, 1 de maio de 2012

Responsáveis pelo Blog

Veja abaixo o perfil de cada uma de nós. 


Elizabeth
São Paulo-SP 

Sou PEB II-Língua Portuguesa-efetiva, mestre em  LAEL (Linguistica Aplicada e Estudos da Linguagem) pela PUCSP. Como gosto muito de literatura, atualmente estou cursando Lato Sensu em Literatura e Crítica e Teoria Literária, também pela PUCSP. Adoro navegar pela Internet, pesquisar, participar de EaD,  estudar. Atualmente,  participo também de um curso EaD sobre literatura, cujo tema é o "Humor na obra de Machado de Assis". Bem, aí está um pouco de mim!





Rosely Mariani Ingraci 

Olá, meu nome é Rosely, sou casada e tenho um filho de 22 anos, sou professora de língua portuguesa na cidade de Bálsamo. Trabalho na rede desde 1987, Acredito ser muito importante para minha formação profissional estar estudando e aprendendo sempre. Este curso ampliará meus conhecimentos e possibilitará contato virtual com pessoas para troca de experiências e novas aprendizagens.
Grande abraço a todos



ROSICLEIA MAGRINI DOS SANTOS 
Sertãozinho-SP 

Olá, meu nome é Rosicléia, mas em casa me chamam de Kéia, na rua me chamam de Rose, tenho um lindo filho de 14 anos que se chama Fabiano, sou uma pessoa alegre, compreensiva e muito esforçada, adoro a minha profissão, trabalho e moro em Sertãozinho, minha escola se chama EE "Anna Passamonti Balardin", amo intensamente os meus alunos e procuro sempre ver o lado bom das coisas para ser feliz. Adoro ler, os livros que mais me chamaram atenção e que jamais esquecerei são Polyana e O pequeno Príncipe, estou sempre lembrando deles em momentos difíceis pra enxergar a vida com os olhos do coração. 



                                                               Rosemeire - São Caetano do Sul- SP
Professora da Escola Estadual Coronel Bonifácio de Carvalho