segunda-feira, 16 de abril de 2012

Experiências com a palavra escrita - A importância da leitura em minha vida







A minha relação com os livros  remonta a minha infância. Desde que me entendo por gente eu me vejo rodeada por livros. Como sou a 7ª filha, em um universo de 8 irmãos, sempre tive acesso a livros, não só livros didáticos dos meus irmãos mais velhos, mas também alguns romances, assim como jornais e revistas.


Aprendi a ler e escrever bem antes de entrar no primeiro ano do curso primário, coisa rara,  nos idos anos do final da década de 1960. Bem menina,  comecei a devorar os livros, eu me lembro que o primeiro romance que li foi a Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo. Além disso, lia jornais e algumas revistas. Muitas vezes, porém, não entendia muito o que lia. Hoje, fazendo essa reflexão sobre as minhas primeiras leituras,  percebo que faltava um mediador ao meu lado, um par mais experiente para esclarecer alguns pontos, que a minha precocidade não permitia entender. Este fato deve-se porque fiquei órfã de mãe aos 7 anos de idade e em decorrência disso,  ficava em casa com a minha irmã 3 anos mais  nova,  praticamente sem a companhia de um adulto, boa parte do tempo.


Entretanto, na época eu não tinha essa percepção. Recordo-me que por causa desse hábito, eu me sobressaia nas composições, era esse o nome que se dava às produções de texto naquela época. A professora sempre lia minhas produções para a sala e eu ficava feliz da vida. Uma vez, não me recordo muito bem o tema, com certeza o assunto era sobre crianças, anjos. Li uma matéria no jornal cujo tema era crianças, que por algum motivo morriam, ficou gravado na minha mente anjinhos, referindo-se a essas crianças.Ao escrever associei com a  minha leitura da notícia, porém, dessa vez, a professora não gostou do meu texto. Além disso, ela não explicou o porque meu texto não estava bom.Hoje faço ideia do motivo.


Naquela época eu não tinha noção da importância da leitura, para mim era simplesmente uma atividade para passar o tempo e esquecer que estávamos sozinhas, eu e min ha irmã. 



Atualmente a minha consciência da importância da leitura é notória. No entanto, o que não mudou foi o ambiente aqui de casa, os livros se acumulam nos quartos e salas, formando pilhas em meio às quais eu tenho que me esgueirar. 

2 comentários:

  1. Olá, Elizabeth!
    Fiquei comovida com sua história!
    Um abraço!
    Rose.

    ResponderExcluir
  2. Oi,Rosicléia,
    Que bom que meu texto de certa forma mexeu com vc. Significa que consegui transmitir o que tb sinto.
    bjs

    ResponderExcluir