quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Projeto sobre o blog



Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo
Escola Estadual Coronel Bonifácio de Carvalho
Professora: Rosemeire Ikeda
Disciplina: Matemática

Projeto
Leitura e Escrita a Verdadeira Magia
Justificativa: Partindo do princípio de que um dos principais problemas na educação atualmente é a dificuldade que os alunos têm de ler e produzir textos. Esse projeto vem ao encontro de tornar a leitura e a escrita uma forma diferente de se trabalhar. Pensando nisso foi criado um blog, http://leituraeescritaaverdadeiramagia.blogspot.com.br/, onde são trabalhados temas que chamam a atenção, onde os alunos encontram significados na linguagem e através desse interesse conseguem fazer uma boa leitura, interagindo com as questões propostas, promovendo a motivação nos estudantes.
Público Alvo: Alunos dos 1º anos A, B, C e D do Ensino Médio e 3ºTA e 4ºTA do EJA – Ensino Fundamental.
Objetivo Geral: - Desenvolvimento da leitura e a escrita no contexto digital.
Objetivo Específico: - Conscientização sobre o ato de ler;
                                  - Desenvolvimento do gosto pela leitura;
                                  - Desenvolvimento da habilidade de escrever textos pessoais;
                                  - Capacitação para a pesquisa digital.
Disciplinas e conteúdos: - Nesse blog é trabalhada a interdisciplinaridade, envolvendo além da Língua Portuguesa, disciplinas como a Matemática, pois a leitura e a escrita são trabalhadas por todo o educador independente da disciplina lecionada. O conteúdo trás experiências sobre leitura e escrita, crônicas, poemas entre outros.
Recursos: - Quadro e giz e tecnológico, sala de informática e sala de vídeo.

Metodologia: - Motivação para a leitura, com a apresentação do blog na sala de informática, onde irão ser trabalhados, alguns temas como Uma homenagem a Millôr Fernandes, um grande escritor... , Donald no país da Matemática, além da apresentação de outros temas interessantes que promovem a leitura e a escrita.

Procedimentos Metodológicos:

- Será apresentado o blog aos alunos, primeiramente eles irão analisar o poema de Millôr Fernandes e postar seus comentários.

- Depois será analisado um vídeo no blog, onde os alunos também irão comentar a respeito.

-Finalizando o projeto com a postagem no blog de alguns poemas, textos e crônicas matemáticas feitas pelos alunos.

Avaliação: Desde o início do projeto entram como quesito de avaliação:

- A participação e envolvimento dos alunos nas atividades;

- A apresentação pontual dos materiais solicitados (comentários no blog e textos produzidos);

- A postura do estudante no momento das apresentações.

 

2 comentários:

  1. Professora, parabens por sua dedicação. Sua dedicação, não deixa nada a desejar, nós realmente nos preocupamos em aprender sua matéria. Quando voce sai da sala, a maioria dos alunos, ficam discutindo sobre as equações, x, e tudo aquilo que nos ensina. o mais divertido, é quando entra outro professor, e lá estamos tentando resolver os problemas.
    Parabens! Abigail. Eja. 7AS. Bonifácio.

    ResponderExcluir