segunda-feira, 9 de abril de 2012

Experiências com a palavra escrita - Encantamento


 
 Ler para mim é algo que me traz prazer, pois me transporta para lugares desconhecidos, me relaxa, me enche de conhecimentos e me transforma.
 Lembro-me que quando criança vivia atrás de gibis para ler, adorava ler as historinhas da Mônica, me envolvia tanto com a leitura que às vezes, me ausentava do lugar em que  estava para entrar na história, certa vez, em plena  sala de aula, minha professora estava dando aula, nem me lembro do que, me ausentei por completo e comecei a ler  um gibi em que havia ganho da patroa de minha mãe, minha professora viu e me tomou na hora, fiquei assustado por alguns minutos, depois me bateu uma grande tristeza por não ter terminado a leitura.
  Em casa somos oito irmãos, minha mãe sempre nos incentivava a ler, quando ela chegava do serviço ela vivia contando histórias ,  cantava musiquinhas e nos ensinava também a declamar poesias para os professores em datas comemorativas. Lembro-me com carinho uma linda apresentação que fiz no dia dos professores, estava na primeira série, com apenas seis anos de idade, mas como tinha domínio da leitura, li uma linda poesia em voz alta e sem medo subi em uma cadeira porque eu era muito pequenina e todos elogiaram e aplaudiram. Nunca mais me esqueci daquela sensação maravilhosa. Aqui vai uma estrofe da poesia :
“Esta linda casinha
Cheia de amor e esperança                                                                                                  
É a casinha da escola
Do meu tempo de criança!” ...
 Minha mãe vivia procurando livros para nos presentear, uma vez ela   chegou em casa com vários livros, um deles era Pollyanna, minha mãe sabia que eu iria gostar, e entregou justamente este nas minhas mãos, pulei de alegria, não largava mais o livro, cada palavra, cada frase, cada página, penetrava em mim, me encantava, ficava admirada com a vida sofrida que  Polyanna tinha e mesmo assim ela transformava em verdadeira alegria, lia tanto, e andava pela casa como se eu fosse a Pollyana, sempre rindo, sempre fazendo o jogo do contente e deixava transparecer para todo mundo o que eu tinha aprendido com aquela leitura. Uma grande lição de vida. Realmente foi um momento mágico, despertei até a vontade em minhas irmãs em ler também o livro, mas eu tinha tanto ciúmes  que eu não queria deixar ninguém ler, porque eu terminava e começava a ler novamente e sempre vivia as emoções existentes, em cada leitura uma nova sensação, uma nova ideia, um novo aprendizado.
  Li vários livros, mas este foi o que mais me encantou e até hoje vivencio o que aprendi com a Pollyana, sempre aprendo com os erros e tento sempre ver o lado bom das coisas para que eu  esteja sempre contente.






13 comentários:

  1. Parabens professora Rosemeire, alem de ensinar matematica muito bem, agora está mostrando que será uma grande escritora.
    Abigail,sua aluna do Eja, no Bonifácio de Carvalho.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mãe, por este lindo depoimento!
    Minha avó foi maravilhosa com você e seus irmãos, mas comigo também, pois quando eu era pequeno ela também me ensinou as primeiras letras.
    Quando você ia trabalhar ela ficava me ensinando a escrever meu nome e também cantava muitas musiquinhas entre elas a que eu nunca vou me esquecer é uma música da igreja, vou cantar uma pedacinho.
    Eu sou um cordeirinho, jesus é meu pastor
    Sou um fiel menino, na casa do Senhor
    A sua voz escuto também o seu querer
    A ele obedeço disposto e com prazer
    Mãe, tudo sempre foi uma delícia, eu cantava e escrevia a todo tempo com a minha querida avó Ruth!
    Sabe mãe, aprendi muito com você também, lembra quando você vinha até a minha cama e ficava lendo historinhas pra eu dormir? Me lembro como se fosse hoje e às vezes, sinto saudade, pois você não faz mais isso comigo, só me manda estudar!!!!rsrsrs
    Lembro-me também do tapete de borracha, cheio de letras que você comprou pra mim, você vivia tirando as letras embaralhava e pedia pra eu colocar em ordem, agora eu sei o porquê daquilo, era pra eu aprender o alfabeto, né?
    Obrigado mãe, por você e minha avó terem me ensinado a ler e a escrever e por ter tido paciência em comprar a coleção completa do Hary Potter e da saga do Crepúsculo, pois adorei ler e esses livros ficaram marcados em minha vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu filho, realmente a vovó foi e é uma grande incentivadora da leitura, tudo que sei aprendi com ela!
      Saiba que aprendo muito com você também!
      Ah!Qualquer dia desses irei até seu quarto, não para pedir para você estudar e sim para ler algo bem interessante pra você, vai escolhendo um livro aí, se quiser !rsrsrs.
      Beijos!
      Amo muito você!

      Excluir
  3. Rosicléia, desculpe, postei meu comentario em lugar errado, na verdade é para a Rosemeire. Mas; parabens pra voce tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina Abigail, existem certas palavras que são ditas apenas para certas pessoas!
      Eu sabia que era para a Rosimeire.
      Lindas palavras as suas, acredite você também é uma escritora, pois quando produzimos algum texto somos escritores, isto é, somos autores de nosso próprio texto!
      Participe mais, leia sempre, escreva muito!
      Um abraço!
      Rosicléia

      Excluir
    2. Deus te abençoe, ilumine seu caminho, proteja seu lar, familiares, e que no tempo certo cumpra o desejo de seu coração,pois diz a palavra de Deus, buscai á Deus e a sua justiça, e as demais coisas lhe serão acrescentada. Que seu filho sempre trilhe em caminhos retos, que seja sempre um cordeirinho,que confie sempre no Pastor que é Jesus Cristo, que seja simples como a pomba, mas prudente como a serpente, pois nos dias de hoje é muito dificil, viver na terra sem tentações,Deus vos abençoe.
      Abigail.

      Excluir
    3. Que lindo, fiquei emocionada!
      Obrigada pelas palavras!
      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Olá professora Rosicléia, adorei o seu texto, agora entendi porque vc lê com tanto ênfase, na escola, parece que está vivenciando cada momento, tudo que vc lê, professora, vc faz com que nós viajmamos no tempo, e nos dá a impressão que estamos dentro da história!
    Essa paixão em que vc tem em nos ensinar só pode ter vindo da sua infância mesmo, porque nós percebemos o grande amor que vc tem nas leituras e acredite vc consgue transmitir isso muito bem pra nós!
    Amo vc professora!
    Nunca vou te esquecer!
    Mariana do 3ª série

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, minha linda!
    Você que é muito inteligente e dedicada!
    Que bom que gostou do depoimento!
    Um grande abraço, minha princesinha!!!!
    Adoro você!

    ResponderExcluir
  6. Rosicléia, excelente depoimento!Tudo que vc faz é com maestria e com a leitura não é difirente. Vc se envolve entra dentro do tema e viaja literalmente.
    Gosto muito da leitura e também sei o quanto é importante para as pessoas se engajarem nesse exercício para o crescimento pessoal.
    Sei que vc tem uma grande tarefa pela frente nessa profissão, mas não duvido de sua competência.
    Um grande beijo!
    Renato

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Renato, nem sei se mereço tanto!rsrsrs
    Lindas palavras!
    Um brande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá prof° adorei seu depoimento .
    O meu primeiro contato com a leitura , foi na escola , pois lembro-me quando ia para a sala de leitura com a prof° Solange, quando ela começava a ler um novo mundo se criava ao meu redor, era uma verdadeira mágia.
    Penso que a leitura e a escrita são partes fundamentais em nossas vidas.
    Um abraço de seu aluno Allan Martins do 1°ano A , da escola Balardin.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Allan!
    Boa lembrança da professora Solange hein!!!!
    Realmente a leitura e a escrita são fundamentais em nossas vidas!
    UM grande abraço, meu lindo!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir