domingo, 13 de maio de 2012

Algumas palavras antes de finalizar esta etapa.


Relato reflexivo

Fico aqui pensando, o que dizer do Curso Leitura e Escrita em Contexto Digital? Simplesmente fabuloso! Porque nos propiciou momentos de reflexão acerca da competência leitora.


Falar da importância da leitura atualmente,  parece até lugar comum, tão acostumados  estamos em praticá-la, daí a encararmos de forma tão natural. No entanto, podemos perceber que atualmente a leitura e a escrita são imprescindíveis para nos locomover nessa sociedade, cada vez mais letrada e digital. Sobretudo se nos atentarmos à  circulação maciça das informações propiciadas pelo advento da Internet. Fato que nos sinaliza um alerta, pois temos que saber separar o joio do trigo ao mesmo tempo, temos que ter consciência que informação não é conhecimento. 

Além disso, temos que ter em mente que só a seleção da informação considerada adequada, irá  fomentar a construção efetiva do conhecimento. Por esses motivos, podemos notar a importância desse curso, a reflexão, a interação social  entre  os educadores com vistas a enfatizar as estratégias da leitura visando à prática em sala de aula com os alunos. Desencadeando, então,  um processo ensino-aprendizagem de melhor qualidade, com alunos leitores mais atentos e críticos.

Aliado ao já exposto, a interação entre os cursistas foi muito boa, demonstrando que os professores estão engajadados em realmente incorporar as novas tecnologias ao cotidiano escolar. Ressaltando que o letramento digital também é uma necessidade, demonstrando ser um requisito bem vindo,  não só no âmbito profissional mas, principlamente, no pessoal, propiciando a inclusão social pela via digital.

A construção do blog em conjunto foi um trabalho muito interessante e proveitoso, na medida em que podemos associá-lo às práticas em sala de aula, aliado às produções dos alunos de gêneros textuais que circulam na sociedade, atrelando, desse modo, a teoria à prática.

Finalizando, pude constatar a presença de pessoas interessadas e interessantes, motivadas na construção de conhecimento, na cooperação, no trabalho em grupo. Pude notar também, um toque de  emoção, pois os relatos das primeiras experiências com a  leitura de cada cursista, até então encobertas pela ação do tempo transcorrido, foram requisitadas e prontamente desveladas de uma forma lírica, ligando o princípio, não com o fim, mas com os dias atuais, apontando que pecorremos  um longo percurso e que ainda temos muito a percorrer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário