segunda-feira, 14 de maio de 2012

Relato Reflexivo


Relato Reflexivo sobre o curso de Práticas
Tudo que é novo nos causa uma ansiedade e certo medo, a partir do momento em que vamos conhecendo, participando as angústias vão se curando o medo vai desaparecendo.
   Este curso de início me causou certo desconforto, pois não tinha muita habilidade em mexer com esta nova tecnologia, computador, internet, curso a distância e tudo mais. Aos poucos fui me sentindo acolhida, fui aprendendo a lidar com o novo, fui descobrindo novos caminhos e abrindo novos horizontes.
   Fazendo a atividade do primeiro módulo, revivi momentos importantíssimos em minha vida que já tinha caído no esquecimento, cheguei até chorar ao relembrar como foi meu contato com a leitura na infância, do carinho de minha mãe para comigo e dos livros que fizeram parte de minha vida. Foi uma sensação maravilhosa.
   Já realizei uma atividade como esta com meus alunos do 6º ano, pedi para que eles relatassem algo que marcou a vida deles, foi uma aula emocionante também.
   Percebi que temos que mudar urgentemente nossas práticas de ensino, aquelas aulas com giz, lousa, leitura em voz alta e logo após interpretação de texto, não são mais suficientes para a nossa clientela de hoje, precisamos sair da teoria, e do faz de conta, não adianta mais,  estamos diante de uma nova clientela, de um novo pensar, um novo agir, enfim uma grande mudança, pois as novas tecnologias estão aí e precisamos nos conectarmos juntos aos alunos.
   Montar um blog com as colegas foi prazeroso, pois até os nossos alunos leram nossos depoimentos, opinaram e se encantaram com nossas histórias e com isso, estão animados em montar um blog também para postar as  histórias deles e trabalhos realizados na sala de aula, é claro, que terá que ter a minha mediação.
   Lendo o texto da Roxane Rojo,  sobre letramento, percebi que ser letrado é muito mais que ler algo somente decodificando os grafemas, é saber ler nas entrelinhas, é saber se colocar, opinar, entender, transformar e decifrar este mundo letrado e conviver na sociedade de forma crítica e autônoma. 
   Contudo, este curso realmente me abriu os olhos e me fez entender que temos que nos atualizar sempre, pois as mudanças e as transformações acontecem junto com a sociedade há todos os instantes e se não corrermos atrás ficaremos no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário